sábado, 26 de setembro de 2015

Texto de Stuart Hall - A identidade cultural na pós-modernidade

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10a ed. Rio de janeiro: dp&a; 2005.

CAPÍTULO 1: A IDENTIDADE EM QUESTÃO


O capítulo “A Identidade em questão”, do livro “A identidade cultural na pós-modernidade”, de Stuart Hall, traz a questão da identidade cultural na sociedade atual, e aborda as diversas mudanças no mundo moderno, o livro aborda também a questão da crise de identidade. O que seria essa crise de identidade? O que tem causado essa crise de identidade na sociedade?  O autor desenvolve e nos mostra a importância de analisar as mudanças na sociedade que levaram aos novos conceitos e percepções sobre as definições de identidades.
No texto, o que sustenta a ideia de um suposto colapso das identidades sociais na atualidade, tem como argumento uma mudança estrutural, ou seja, para esses teóricos a dissolução de diversas áreas da sociedade como questões culturais relacionadas à classe, gênero, sexualidade, etnia, tem influenciado a crise de identidade dos indivíduos modernos, o que mudou também a concepção de identidade.
Para explicar melhor estas questões, o autor aborda três concepções de identidade relativas aos sujeitos no contexto social e cultural, e mostra como o conceito de identidade dos indivíduos foi mudando ao longo do tempo, provocando assim a crise de identidade no mundo moderno.
A primeira definição apresentada pelo autor é o sujeito do Iluminismo que ele descreve como: “um indivíduo totalmente centrado, unificado, dotado das capacidades de razão, de consciência e de ação, cujo "centro" consistia num núcleo interior, que emergia pela primeira vez quando o sujeito nascia e com ele se desenvolvia, ainda que permanecendo essencialmente o mesmo-contínuo ou "idêntico" a ele”. (Stuart Hall 2005, p.10-11)
Depois, o autor nos apresenta o conceito do sujeito sociológico que é definido como: “a identidade é formada na “interação” entre e a sociedade. A identidade nessa concepção preenche o espaço entre o "interior" e o exterior “entre o mundo pessoal e o mundo público.” (Stuart Hall 2005, p.11)
Conclui-se que a definição do sujeito pós-moderno, segundo Stuart Hall é : “A identidade torna-se uma “celebração móvel”: formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam.” (Stuart Hall 2005, p.12-13)
Ao analisar todas essas definições de identidades ao longo do tempo desde do sujeito do Iluminismo até o sujeito pós- moderno, percebe-se que a crise de identidade atual ocorre devido às mudanças e transformações na sociedade moderna. Com o passar do tempo as pessoas perderam a concepção do individuo como o centro voltada para as capacidades da razão em que a identidade do sujeito estava voltada apenas para o núcleo interior que era algo característico do sujeito do Iluminismo.
            A partir do sujeito sociológico, os indivíduos começaram a entrar em um processo de descentralização, ou seja, não era mais apenas focado no interior, mas sim na transição entre o núcleo interior e exterior, a identidade era formada voltada para a interação entre individuo e sociedade, e isto resultou em uma crise de identidade, já que o sujeito moderno é formado por constantes transformações e mudanças, logo o processo de identificação das identidades culturais tornou-se algo mais problemático devido à tantas instabilidades.

Aula do dia 21 de setembro de 2015

  A 5ª aula foi sobre professions (profissões) e iniciamos perguntando aos alunos  qual profissão eles gostariam de seguir e fizemos um Top 5 das melhores e um Top 5 das piores profissões. Depois, mostramos diversas imagens de profissões, e em seguida fizemos com que os alunos repetissem cada palavra.
Após os alunos aprenderem as profissões, ensinamos os verbos “to want” e  “to be”, para que eles pudessem dizer o que queriam ser em Inglês.

No final da aula, fizemos a brincadeira de "Mimic" (mímica),onde os alunos tiveram que adivinhar as profissões.







Eu e Thaís


Eu e Graziele


sábado, 19 de setembro de 2015

Aula do dia 14 de setembro de 2015

Thaís, Grazi, Caroline e eu




            Neste dia, falamos sobre as Wh Questions (what, when, why, which, who e how), mostrei as frases relacionadas a elas no tablet e falamos também da diferença de WHAT e WHICH. Depois fizemos a brincadeira do Who I am/Who is who, em que os alunos sorteariam um animal ou objeto e falariam “I am a bird” e depois falaria o do colega também. Todos se saíram muito bem e mostraram que têm uma ótima memória.

            Depois, Graziele fez uma recapitulação das Wh Questions, mostrando cada uma em papeizinhos e perguntando aos alunos o que significava.

Diário de Campo - dia 14 de setembro de 2015

Turma 801:
            Neste dia, a professora chegou com um pouco de atraso, devido ao problema de transporte, mas ao chegar, ela deu início ao conteúdo GOING TO (que se trata do futuro planejado) e relembrou o conteúdo Estrangeirismo e Anglicismo, e fez a segunda chamada do teste.

Turma 702 e 701:

            As turmas estavam menos agitadas neste dia. A professora Caroline deu início ao conteúdo de Estrangeirismo e Anglicismo, pois estas turmas ainda não tinham visto.  Eu a ajudei escrevendo a matéria no quadro. Caroline também fez segunda chamada.


Diário de Campo - dia 31 de agosto de 2015



     Neste dia, as turmas 801 fez o teste para avaliar seus conhecimentos. O teste foi sobre Estrangeirismo e Anglicismo. O estrangeirismo são palavras de outras línguas que estão inseridas na nossa língua e falamos tanto, que não percebemos como sendo estrangeirismo, por exemplo: pizza, lasagna (lasanha). Já no anglicismo, utilizamos palavras da língua inglesa, como Facebook, Twitter, WhatsApp etc.



sábado, 12 de setembro de 2015

Aula do dia 31 de agosto de 2015

         No dia 31 de agosto, demos mais uma aula aos alunos da Escola Roberto Silveira. O tema foi: meses do ano, feriados nacionais e internacionais (como 4 de julho ou Fourth July, por exemplo, que foi o dia da Independência dos Estados Unidos) e números ordinais (FIRST, SECOND, THIRD, FOURTH, TENTH, TWELTH, THIRTEENTH...).
         Thaís perguntou o aniversário de cada aluno presente (mês e ano em Inglês) para fixar a aprendizagem do conteúdo em Inglês.

            Para fixar mais a aprendizagem, fizemos o jogo da batata-quente. Os alunos responderiam perguntas relacionadas aos números ordinais e dia dos feriados.


Eu (Fernanda)

Licencianda Thaís e Graziele (no fundo)



Thaís explicando a atividade



Apresentação do projeto dos alunos - dia 24 de agosto de 2015

            No dia 24 de agosto, a professora Livia, da Escola Américo dos Santos, de Mesquita, fez a apresentação do projeto da escola ligado ao PIBID, falando dos avanços dos alunos na disciplina de Língua Inglesa e mostrando em slides a situação do ensino da língua no país.
     Os alunos leram a produção de texto que eles mesmos fizeram no início da apresentação.  
      Depois, eles cantaram e tocaram duas músicas , "Habits (High)" de Tove Lo e "Girl on Fire" de Alicia Keys. São muito talentosos!

      Eu e minhas colegas do PIBID, falamos como trabalhamos no Colégio Roberto Silveira para os professores presentes.



Os alunos dando um "show" de apresentação musical

Apresentação do aluno




Professora Lívia (Supervisora do projeto na escola e Professora Cristiane (Coordenadora do projeto na Uniabeu)


Wesley, eu, Raquel e professora Lívia em Mesquita