O texto “Pesquisa em Foco - Programa
de Apoio à Pesquisa e Extensão (PROAPE)” retrata o dilema de ensino e
aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) nas escolas públicas pouco prestigiadas.
O tema envolve a inclusão/exclusão
das escolas populares que não possuem um ensino diferenciado de LE e este
ensino se dá mais a um grupo mais prestigiado política e economicamente, ou
seja, quem detém o poder na sociedade, e as classes populares sofrem com
imposições linguísticas, culturas, sociais e econômicas, o que pode acarretar
no fracasso escolar.
O projeto também busca a justiça,
igualdade de oportunidades sem desprestigiar os valores e a cultura das classes
populares na escola.
O que dificulta o ensino e
aprendizagem da Língua Estrangeira em escolas públicas é a falta de objetivos
claros e práticos, salas superlotadas, falta de materiais para se dar aula,
carga horária reduzida, entre outros. A LE auxilia também no aprimoramento da
Língua Materna e a primeira vai além do ensino do conjunto de quatro
habilidades (Reading, writing, listening e speaking – ler, escrever, ouvir e
falar). Muitas vezes as “deficiências linguísticas e culturais” são
apresentadas aos alunos, fazendo com que eles desistam ou fracassem na escola;
eles são excluídos pela sociedade estratificada, que os fazem acreditar que sua
cultura, sua linguagem e seus valores são inferiores aos dela.
Após dois meses de observação dos
professores, foram usados dois tipos de metodologia: pesquisa de diagnóstico e
de intervenção, onde na primeira foram feitos levantamentos de dados sobre a
aprendizagem cotidiana em sala de aula, e na de intervenção, foram propostos
projetos que seriam realizados juntamente com os agentes da escola e dentro
dela (o que seria algo importante).
A pesquisa segue o modelo investigativo
da Linguística Aplicada (LA) na qual possui embasamento Positivista de cunho etnográfico,
na qual o último busca descrever padrões de comportamento cotidiano dos
participantes da investigação. (cf. MOITA LOPES,
1994, p.334).
A pesquisa foi
feita em uma escola municipal do Rio de Janeiro que atende uma classe menos
prestigiada economicamente e pouco favorecida. Foram utilizadas para a coleta
de dados anotações de campo, questionários para professores e alunos de LE da
escola investigada.
Através da
pesquisa feita pelo grupo, constatou-se que havia um distanciamento entre
professores e alunos, falta de interação, comunicação e devido a isso houve
desmotivação na aprendizagem.
Os professores pretenderam com os resultados, a valorização do
ensino de Língua Estrangeira na escola, assim como a cultura dos próprios
alunos.
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