sábado, 26 de setembro de 2015

Texto de Stuart Hall - A identidade cultural na pós-modernidade

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10a ed. Rio de janeiro: dp&a; 2005.

CAPÍTULO 1: A IDENTIDADE EM QUESTÃO


O capítulo “A Identidade em questão”, do livro “A identidade cultural na pós-modernidade”, de Stuart Hall, traz a questão da identidade cultural na sociedade atual, e aborda as diversas mudanças no mundo moderno, o livro aborda também a questão da crise de identidade. O que seria essa crise de identidade? O que tem causado essa crise de identidade na sociedade?  O autor desenvolve e nos mostra a importância de analisar as mudanças na sociedade que levaram aos novos conceitos e percepções sobre as definições de identidades.
No texto, o que sustenta a ideia de um suposto colapso das identidades sociais na atualidade, tem como argumento uma mudança estrutural, ou seja, para esses teóricos a dissolução de diversas áreas da sociedade como questões culturais relacionadas à classe, gênero, sexualidade, etnia, tem influenciado a crise de identidade dos indivíduos modernos, o que mudou também a concepção de identidade.
Para explicar melhor estas questões, o autor aborda três concepções de identidade relativas aos sujeitos no contexto social e cultural, e mostra como o conceito de identidade dos indivíduos foi mudando ao longo do tempo, provocando assim a crise de identidade no mundo moderno.
A primeira definição apresentada pelo autor é o sujeito do Iluminismo que ele descreve como: “um indivíduo totalmente centrado, unificado, dotado das capacidades de razão, de consciência e de ação, cujo "centro" consistia num núcleo interior, que emergia pela primeira vez quando o sujeito nascia e com ele se desenvolvia, ainda que permanecendo essencialmente o mesmo-contínuo ou "idêntico" a ele”. (Stuart Hall 2005, p.10-11)
Depois, o autor nos apresenta o conceito do sujeito sociológico que é definido como: “a identidade é formada na “interação” entre e a sociedade. A identidade nessa concepção preenche o espaço entre o "interior" e o exterior “entre o mundo pessoal e o mundo público.” (Stuart Hall 2005, p.11)
Conclui-se que a definição do sujeito pós-moderno, segundo Stuart Hall é : “A identidade torna-se uma “celebração móvel”: formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam.” (Stuart Hall 2005, p.12-13)
Ao analisar todas essas definições de identidades ao longo do tempo desde do sujeito do Iluminismo até o sujeito pós- moderno, percebe-se que a crise de identidade atual ocorre devido às mudanças e transformações na sociedade moderna. Com o passar do tempo as pessoas perderam a concepção do individuo como o centro voltada para as capacidades da razão em que a identidade do sujeito estava voltada apenas para o núcleo interior que era algo característico do sujeito do Iluminismo.
            A partir do sujeito sociológico, os indivíduos começaram a entrar em um processo de descentralização, ou seja, não era mais apenas focado no interior, mas sim na transição entre o núcleo interior e exterior, a identidade era formada voltada para a interação entre individuo e sociedade, e isto resultou em uma crise de identidade, já que o sujeito moderno é formado por constantes transformações e mudanças, logo o processo de identificação das identidades culturais tornou-se algo mais problemático devido à tantas instabilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário