domingo, 17 de maio de 2015

Texto: Pesquisa em Foco (PROAPE) - Edson Estarneck e Marcelo Mariano Mazzi

            O texto “Pesquisa em Foco - Programa de Apoio à Pesquisa e Extensão (PROAPE)” retrata o dilema de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) nas escolas públicas pouco prestigiadas.       
            O tema envolve a inclusão/exclusão das escolas populares que não possuem um ensino diferenciado de LE e este ensino se dá mais a um grupo mais prestigiado política e economicamente, ou seja, quem detém o poder na sociedade, e as classes populares sofrem com imposições linguísticas, culturas, sociais e econômicas, o que pode acarretar no fracasso escolar.
            O projeto também busca a justiça, igualdade de oportunidades sem desprestigiar os valores e a cultura das classes populares na escola.
            O que dificulta o ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira em escolas públicas é a falta de objetivos claros e práticos, salas superlotadas, falta de materiais para se dar aula, carga horária reduzida, entre outros. A LE auxilia também no aprimoramento da Língua Materna e a primeira vai além do ensino do conjunto de quatro habilidades (Reading, writing, listening e speaking – ler, escrever, ouvir e falar). Muitas vezes as “deficiências linguísticas e culturais” são apresentadas aos alunos, fazendo com que eles desistam ou fracassem na escola; eles são excluídos pela sociedade estratificada, que os fazem acreditar que sua cultura, sua linguagem e seus valores são inferiores aos dela.
            Após dois meses de observação dos professores, foram usados dois tipos de metodologia: pesquisa de diagnóstico e de intervenção, onde na primeira foram feitos levantamentos de dados sobre a aprendizagem cotidiana em sala de aula, e na de intervenção, foram propostos projetos que seriam realizados juntamente com os agentes da escola e dentro dela (o que seria algo importante).
            A pesquisa segue o modelo investigativo da Linguística Aplicada (LA) na qual possui embasamento Positivista de cunho etnográfico, na qual o último busca descrever padrões de comportamento cotidiano dos participantes da investigação. (cf. MOITA LOPES, 1994, p.334).
            A pesquisa foi feita em uma escola municipal do Rio de Janeiro que atende uma classe menos prestigiada economicamente e pouco favorecida. Foram utilizadas para a coleta de dados anotações de campo, questionários para professores e alunos de LE da escola investigada.
            Através da pesquisa feita pelo grupo, constatou-se que havia um distanciamento entre professores e alunos, falta de interação, comunicação e devido a isso houve desmotivação na aprendizagem.

Os professores pretenderam com os resultados, a valorização do ensino de Língua Estrangeira na escola, assim como a cultura dos próprios alunos.

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